LAGOA QUENTE DE PIRAPITINGA

A Lagoa foi um dos primeiros lugares onde foram encontradas fontes de águas quentes na região de Caldas Novas, no século XVIII, 1722. Por isso, possui sua importância na história da construção da cidade e do turismo local.

Segundo pesquisas; aproximadamente em 1777, bandeirantes desbravadores dos sertões do Brasil, em nome do Governo Português buscavam ouro e esmeraldas. Nesta época, descobriram nas encostas da serra, hoje Serra de Caldas Novas. Na cidade de Caldas Novas, estado de Goiás, a Lagoa Quente de Pirapitinga. Que despejava suas fontes de águas termais, diretamente no leito do rio Pirapitinga.
A Lagoa Quente de Pirapitinga abriga as nascentes mais quentes do Brasil cujas temperaturas ultrapassam os 50 graus. Na área também podemos encontrar a nascente “poço do ovo” com as águas que brotam do chão e cuja temperatura média é de 57º C próximo à nascente.
Diversão para adultos e crianças
O local logo se tornou um passeio importante para os turistas. Ao redor da lagoa foi construída então uma área de camping com um parque aquático e boa infra-estrutura com banheiros, restaurantes e saunas. Além de um espaço para esportes radicais como o arvorismo. A Lagoa Quente de Pirapitinga está localizada dentro do Lagoa Termas Parque. Um parque aquático bem estruturado e divertido, com mais de doze toboágua e diversas piscinas naturais e artificiais.
Mas para aqueles que querem um contato maior com a natureza, e querem acampar na região, é liberado o acesso ao Lagoa Termas Parque durante o dia e a uma piscina termal exclusiva durante a noite. A área de camping está localizada em um bosque de pinheiros que cria um clima delicioso. Com temperaturas amenas e bem próximo da natureza da cidade.
Com toda a infraestrutura, é possível fazer uma visita em uma manhã com as crianças e toda a família sem nenhum problema. Aproveite para relaxar nas águas termais e curtir o parque aquático, o camping e tudo que a cidade tem a oferecer.
___________________________________________________________________________________________________________________________

Como é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas PESCAN

Caldas Novas em Goiás é conhecida como a cidade das águas quentes, entretanto o que muitos não sabem é que ela abriga o PESCAN – Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Visitar esse parque é MARAVILHOSO!!! Nele existem duas belíssimas cachoeiras com águas cristalinas!

PESCAN – Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Se você gosta de ecoturismo a Serra de Caldas Novas é o local perfeito para você. O parque foi criado em 1970 para preservar as áreas de captação das chuvas que abastecem o lençol termal. Ele possui uma área de 123 km2.

Segundo geólogos, a Serra de Caldas é a cratera de um vulcão extinto, que deu origem às águas quentes da região há cerca de 600 milhões de anos. Do alto da Serra a 1.043 metros de altitude, é possível avistar as cidades de Caldas Novas e Rio Quente.

No Parque Estadual da Serra de Caldas existem duas trilhas pelo cerrado brasileiro abertas ao público. São elas:

Trilha para Cachoeira da Cascatinha;
Trilha para Cachoeira do Paredão.


Em uma única visita ao parque é possível fazer as duas trilhas. Para isso reserve no mínimo 3 horas. Nesse período você conseguirá fazer as duas trilhas e ainda desfrutar de bons momentos junto à natureza.

No local tem um estacionamento gratuito que é bem grande, onde você poderá deixar seu veículo. Em seguida siga até a bilheteria para comprar seu ingresso. Atenção pois o pagamento deve ser feito somente em dinheiro.

O ingresso custa R$ 10,00 e dá direito a visitar as duas cachoeiras e um museu onde são expostos animais empalhados típicos da região.

Ao entrar no PESCAN uma funcionária do parque fará uma breve explicação sobre as trilhas e depois você estará liberado para começar sua aventura.

Como chegar ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas PESCAN

O Parque está localizado entre Caldas Novas e Rio Quente, no sudeste goiano. Está distante a 5 km do centro de Caldas Novas e a 174 km de Goiânia.

É bem fácil chegar ao Parque, pois todo o trajeto é asfaltado. Saindo da GO-309, trecho urbano em Caldas Novas, você andará aproximadamente 3 km e estará no Parque. Ele fica a 6 km do centro da cidade.

Como é a estrutura do Parque PESCAN

No PESCAN não existe restaurante, lanchonete e nenhum lugar onde você possa comprar nem bebida nem comida, então é importante levar pelo menos água.

Se você tiver a intenção de passar o dia todo no parque, leve também um lanche.

No parque existem banheiros e também um bebedouro localizados na entrada.

No parque existem muitas placas indicando o caminho que você deve seguir, como essa da foto aí embaixo.

Ah! O Parque tem wi-fi gratuita. E acredita que o sinal da internet pega de dentro das cachoeiras? Foi bem legal, pois fizemos uma chamada de vídeo de dentro de uma delas e passamos inveja em nossos familiares!

Melhor época para visitar a Serra de Caldas

Passeios que envolvam conhecer cachoeiras não são recomendados em dias de chuva. Portanto, observe os meses que mais chovem na região e evite fazer sua viagem nesse período, são eles: dezembro, janeiro, fevereiro e março.

O período mais indicado para visitar a Serra de Caldas ocorre entre abril e agosto. Nesse período além da chance de pegar chuva ser bem menor, a temperatura na cidade não estará muito alta.

Porém se escolher o mês de julho, que coincide com as férias escolares, tente visitar o parque durante a semana, pois ele estará mais vazio e você aproveitará melhor sua visita.
Cachoeiras do Parque PESCAN

No Parque existem duas cachoeiras principais. A Cachoeira da Cascatinha e a Cachoeira do Paredão. Recomendo que visite as duas, pois tem belezas distintas.

Entretanto se tiver que escolher apenas uma, sugiro que leia a matéria completa para escolher qual se adequa melhor ao seu estilo de viagem e também ao seu condicionamento físico. Ah! e assista aos vídeos que irá te ajudar na escolha.
Cachoeira da Cascatinha